segunda-feira, 9 de maio de 2011

Web 2.0 e Ambientes Virtuais de Aprendizagem

WEB 2.0 E AMBIENTES VITUAIS DE APRENDIZAGEM

A EaD possibilita a manipulação do espaço e do tempo em favor da Educação. O aluno estuda onde e quando quer e quando pode. Ele pode, por exemplo, passar algumas semanas sem se dedicar muito aos estudos, por diversos motivos, e durante uma ou duas semanas, dedicar-se com mais energia. Ou seja, o aluno se autoprograma para estudar, de acordo com o seu tempo e a sua disponibilidade.
A possibilidade de diferentes formas de comunicação e interação propiciadas pelo desenvolvimento tecnológico, a qual caracteriza a sociedade em rede, propiciou que a educação online participasse deste contexto evolutivo utilizando as tecnologias emergentes. Um exemplo concreto é o uso das tecnologias que compõem a Web para o ensino online, como as ferramentas da Web 2.0.
 Assim surgiu a Web 2.0, pela primeira vez em 2004, com o objetivo de criar uma sustentabilidade teórica para as mudanças que estavam ocorrendo na rede mundial de computadores, e também na educação em si.
A internet com sua natural maturidade avançou de modelos técnicos e econômicos fracassados para uma Web de valor mais significativo para o usuário, tornando seu potencial revolucionário para a educação, explorando as várias ferramentas da Web 2.0.
 Percebendo-se claramente que, hoje, como ferramenta fundamental de pesquisa, a Internet nos propicia condições de criar os nossos próprios materiais de ensino e aprendizagem.
No atual cenário tecnológico é fundamental que a Educação integre-se à
sociedade do conhecimento. Uma das formas de realizar essa tarefa é de desenvolver estratégias de aprendizagem mediadas por tecnologia da informação (TI), como por exemplo, a utilização de AVAs.
Esses Ambientes encontra-se em grande expansão nas mais diversas
instituições, como: acadêmicas, empresariais e tecnológicas, com objetivo de ser uma ferramenta de E-learning, possibilitando a capacitação de profissionais e estudantes.
            Estes ambientes permitem integrar múltiplas mídias e recursos, apresentam informações de maneira organizada, proporcionam interações entre pessoas e objetos de conhecimento, visando atingir determinados objetivos.
Os AVAs podem ser empregados como suporte para sistemas de educação a distância, bem como servir de apoio às atividades presenciais de sala de aula e/ou diferentes ambientes por meio da internet ou intranet.
Portanto, as ferramentas da Web 2.0 possibilitam a construção de inteligências coletivas, ainda em fase de construção, porém sua validação torna-se determinante para fomentar uma nova sociedade do conhecimento, alicerçada na interatividade e na comunicação multi-sensitiva entre os atores envolvidos no processo de ensino e aprendizagem.
Sendo assim neste contexto, evidenciamos a importância dos ambientes virtuais de aprendizagem para a educação à distância, sendo elementos determinantes para a construção e democratização do conhecimento em todos os segmentos da sociedade.

Um comentário:

  1. Olá Rosangela,

    Passei por aqui para uma rápida visita. Gostei muito. Estou acabando meu trabalho, será sobre Ambiente Virtual de Aprendizagem. Um a apresentação.
    Um abraço,
    Beth Yano

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